sexta-feira, 1 de junho de 2012
Internacional vem da Internazionale?
Embora este assunto já esteja mais do que esclarecido, ainda há muita gente desavisada por aí, que acredita no contrário. Então, galera, vou dar minha contribuição para esclarecimento geral da grande nação colorada que ama o Inter. Como todos lembram, em janeiro de 2008, nosso Clube do Povo do Rio Grande do Sul enfrentou a Inter de Milão pela finalíssima da Dubai Cup. E, contrariando as expectativas, derrotou o arquirrival do Milan, se não com facilidade, pelo menos com autoridade. Não tardou para que jornais de Porto Alegre colocassem que o time que tem a Maior & Melhor Torcida da Região Sul tinha vencido o time que originara seu nome. Mas isto, na realidade, é um ledo engano. Logo, historiadores colorados como Claudio Dienstmann, Raul Pons e meu grande amigo Ricardo Bestetti trataram de corrigir nas rádios e na Internet este equívoco que já esava disseminado em toda parte, da Wikipedia ao site da FIFA, e, pasmem, no próprio site oficial de nosso Campeão de Tudo!
Mas de onde veio isso? Antes de responder, vou elencar os motivos pelos quais o famoso clube milanês NÃO poder ter originado o nome do maior clube esportivo do Rio Grande do Sul.
1) A Internazionale foi fundada em 10 de março de 1908. Ou seja, pouco mais de um ano antes do nosso Internacional, fundado em 4 de abril de 1909. Ora, numa época em que transportes e comunicações eram precaríssimos (Internet nem em livro de Júlio Verne!) será que alguém aqui no Brasil sabia da existência do azzurro-nero italiano? Que até então definitivamente não era o clube mundialmente exponencial de agora. Consta inclusive que teria perdido as três partidas que realizara no ano de sua fundação. Por coincidência, nosso Alvirrubro Internacionalista (era chamado assim na 1ª década de existência) realizou também 3 partidas: conseguiu perder a primeira para um timinho qualquer, depois empatou em 0x0 a seguinte com o Militar Football Club, e finalmente vencera a última contra este mesmo adversário, por 2x1. Voltando à Inter, se alguém tinha ouvido falar nela por aqui naquele começo de século XX, talvez fosse ligado à colônia italiana, o que também é duvidoso, já que o clube milanês não era famoso nem dentro da própria Itália, ao contrário do arquirrival Milan, que já existia desde 1899; mas isto não era o caso dos irmãos Poppe, como veremos agora.
2) A família Poppe não é de origem italiana. Esta complementa a anterior, e é o tiro de misericórdia nessa história tola. Na pesquisa realizada na época do Centenário do Campeão de Tudo, (re)descobriram-se várias informações perdidas no tempo sobre os fundadores do nosso clube. E uma delas, aparentemente irrrelevante, foi de extrema importância: o sobrenome Poppe, embora pareça, não é italiano; é holandês! O trio de irmãos que fundou o Colorado tem origem não na terra da Azzurra, mas sim na terra da Laranja Mecânica. Outra informação importantíssima é que Henrique, José e Luiz realmente vieram da capital paulista, mas não eram paulistanos de nascimento. E como todos sabem, a colônia italiana em São Paulo é fortíssima. Ou seja, não tem nenhum "nono" nessa história. Mas falando em São Paulo, isto nos remete ao item seguinte.
3) Havia em São Paulo um time chamado...SPORT CLUB INTERNACIONAL! Para quem não sabe, é isso mesmo! Os Poppe eram sócios deste clube, fundado em 1899. Algumas fontes falam que eram torcedores, outras que eram jogadores, é um pouco controvertido. Mas claramente se vê que eles eram ligados a esse hoje extinto clube paulistano, que é "bisavô" do SPFC (faz parte das várias fusões que originaram o tricolor paulista). Logo, parecia óbvia a escolha do nome. É bom salientar que o Internacional paulista tinha esse nome porque sua proposta era de acolher pessoas de todas as origens, suas cores eram vermelho e preto, e que nosso primeiro uniforme era idêntico ao do paulistano, com branco no lugar do preto (listras verticais). E sobre os nomes dos clubes...
4) O nome completo da Inter é Football Club Internazionale Milano. Tudo a ver com Sport Club Internacional. Acho "inglês demais" para um time italiano. Mas se o nosso Inter tivesse o mesmo nome seria algo como "Football Club Internacional Porto Alegre"; tudo a ver não é? Aqui acrescento uma opinião minha: os funadores deviam ter colocado Porto Alegre no nome oficial do clube, qualquer que fosse a origem. No centenário eles "corrigiram" colocando 1909 no escudo. E além do nome tem uma outra coisa a considerar...
5) As cores da Internazionale são...AZUL E PRETO! COM LISTRAS VERTICAIS! (se bem que adotou listras horizontais quando o Ronaldo Fenômeno jogou lá); mas isso não lembra alguma coisa? Sim, nosso arquifreguês! É possível que alguns dos cerca de 40 sócios fundadores fossem dissidentes ou rejeitados pelo time que hoje é da Azenha e breve será do Humaitá. Talvez daí tenha vindo a insistência de jogar com o futuro birrebaixado. Mas aí eu pergunto: será que iam querer pôr o nome de um clube já existente em Porto Alegre, e que já havia um contorno de rivalidade antes mesmo do 1º jogo? Eu acho que não...
Bom, gente, essas são as razões pelas quais nosso glorioso Sport Club Internacional não tem seu nome devido à Internazionale de Milão. Mas vou responder de onde isso veio. Foi na época da 2ª Guerra Mundial. Era o auge do 'Rolo Compressor", onde massacramos eles toda aquela década e mais a 1ª metade da seguinte. E sabem por quê? Porque um certo time não aceitava afrodescendentes, de forma oficial! E como tal time era muito ligado à colônia alemã, começou a ser um tanto quanto malvisto pela sociedade. Então, para não ficar "sozinho" nisso, plantou na imprensa o factoide que o Inter tinha uma "origem italiana", tirando seu nome do clube milanês.Como se vê, não é de hoje que essa imprensa é tricolor. Depois isso caiu no esquecimento. Mas na década de 1990 essa "lenda" foi ressucitada. E sabem por quem? PEDRO ENERSTO DENARDIN! Ele mesmo! Escreveu para uma revista oficial do Colorado em 1994, e colocou essa bobagem, que estava "adormecida" há décadas. Aí, entra a máxima de Josef Goebbels: "uma mentira contada 100 vezes vira uma verdade". Até o saudoso Moacyr Scliar embarcou nessa!
Felizmente, já dizia Abraham Lincoln: "ninguém consegue enganar todos todo o tempo". E o confronto na Dubai Cup, além demais uma taça no nosso armário, serviu para acabar com essa besteira. Pena que ainda tem gente por aí que ainda acredita nisso...Mas eu dei minha contribuição para eslarecer a galera.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Gostei do esclarecimento amigo. Eu tenho um blog, atualmente desativado, pois aposentado resolvi abrir para passar um tempo. Parei de escrever pois tive uma pequena participação na Rádio Princesa do Mar, www.radioprincesadomar.com.br onde tive um program de esportes diário de 01 hora de duração. Sem compromisso, pois deixei a rádio (pé no trazeiro) volto ao blog e com tua permissão vou usar os dados para elaborar um comentário. Claro não vou copiar, nem plagiar e ainda vou preservar o teu direito de crédito. Deverá ser segunda ou terça, pois sábado vou ver o jogo para sentir o clima e retornar as atividades. Obrigado e abraço. ah, blog www.soutorcedoredai.
Postar um comentário