sexta-feira, 18 de maio de 2012
A patologia psicológica tricolor: parte II
Dia desses no Facebook, uma amiga minha, que tem o pior defeito que um ser humano pode ter, compartilhou esta imagem absolutamente ridícula. Quando olhei mais atentamente para isso, não aguentei e ri até não poder mais! Francamente, eles estão se superando no patético. Mas vou esclarecer para a Maior & Melhor Torcida da Região Sul a verdade sobre os títulos do Clube do Povo do Rio Grande do Sul.
Antes de mais nada, lamentavelmente no site oficial do Campeão de Tudo as informações não são exatamente fartas. Por exemplo, o torneio de inauguração do chiqueirinho da Azenha, opa, do Estádio Olímpico, não consta como título. Por aí vocês já têm uma ideia da situação; e a maioria dos historiadores colorados, como Raul Pons e o meu bom amigo Ricardo Bestetti, não consideram título taças como a Copa Marlboro, ganha em cima da seleção paraguaia em 1991. Entretanto, os bananas chamam de título qualquer latinha de cerveja que ganham. Por isso mesmo, vou utilizar os mesmos critérios deles! Certo, Totonho?
Como dizia Jack, o estripador, vamos por partes. Se contarmos inicialmente SOMENTE títulos OFICIAIS, já ganhamos! São 83 nossos contra 77 deles. A saber os nossos: 1 Mundial FIFA, 1 Suruga Bank (é título oficial, e a Conmebol dá aquela importância!), 2 Libertadores, 1 Copa Sul-Americana, 2 Recopas, 3 Brasileirões, 1 Copa do Brasil, 1 Torneio Heleno Nunes (para quem não sabe, 1 minicampeonato brasileiro promovido pela CBF em 1984), 41 Gauchões, 4 Copas do Estado e 26 Metropolitanos. Já eles, bem, incluem títulos como Torneio da Legalidade, Copa Sul (ganharam, mas com uma marca vermelha!) e Supercopa Brasileira (tão importante, que foi disputada nos 2 jogos da Libertadores contra o Vasco em 1990; a propósito, estão esperando a taça até hoje...), e claro, o maior título da história deles. Não, não é a Toyota 1983, mas sim o Campeonato Brasileiro da Série B 2005.
Vamos agora para os amistosos. Disseram nesse quadro que temos 19 conquistas internacionais. Bom, o ser que inventou isso evidentemente conta os oficiais também. Mas são 18 só de amistosos! E se vê que não contou 2 títulos amistosos nacionais ( Régis Pacheco & Quadrangular de Campo Grande). Passemos para os estaduais e metropolitanos, entre amistosos e semioficiais (aqueles promovidos pela FGF ou sua antecessora, FRGD, ou por alguma das diversas ligas metropolitanas). Essa figuraça contou 38 para nós, mas na verdade são 43. E para o birebaixado, o que a criatura fez?! Contou os Metropolitanos deles junto, e os nossos simplesmente não contou! E não deve se esquecer que muitos campeonatos citadinos eles simplesmente "inventaram". Explico: houve anos que não aceitaram nossas vitórias e disputaram outros campeonatos e "ganharam"! Dois exemplos notáveis são 1913 e 1940. Fora isso, só é considerado campeonato metropolitano a partir de 1910, mas eles consideram torneios anteriores como tal...Na realidade, porém, têm só 26, como nós; confira na Wikipedia.
Os títulos de turno: será que a peça (não sei se é homem, mulher ou o quê...) contou estes? Provavelmente. Vamos lá. No nosso caso, são dois nacionais (Troféu João Saldanha 2005 & Troféu Osmar Santos 2009), 4 Estaduais (2 Fábio Koff & 2 Farroupilha), considerando a fórmula de 2009 pra cá. Em 2004, por exemplo, ganhou a Taça Bento Gonçalves, referente ao 1º turno daquele ano. E não posso esquecer, em âmbito nacional, o grupo sul da Taça Brasil, que muitos consideram como título.
Para encerrar, siga o conselho de quem inventou esta babaquice, e pesquise na Internet, ou onde mais puder; e verá que não é bem o que eles dizem! Na verdade, nem fica se sabendo de onde a pessoa tirou tanto título. Nem no site oficial deles tem isso! Mas mesmo que isso seja verdade, e tenho minhas dúvidas, tem algo que eles não nos superam desde 1945: os greNAIS! São 148 vitórias nossas e 588 gols pró, contra 123 deles, mais 520 gols contra. Também é bom lembrar que há algo de enganoso aí, pois muitos desses troféus foram conquistados no período 1940-1955. E o que acontecia? Surra em cima de surra! Aí tinham que excursionar mesmo!
E de mais a mais, faça como eu: não discuta com um gremista; afinal, o freguês tem sempre razão!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário