A postagem de hoje é somente uma introdução ou prólogo do que vou falar sobre a doença chamada Grêmio (gayemo para alguns...) Football Porto-Alegrense. Os portadores de tal moléstia dizem que é paixão; para mim, é petulância pura! Mas nesta série de postagens, entrarei em maiores detalhes. Hoje falarei sobre os “senões” dos nossos maiores títulos, os 9+1 supremos, como gosto de chamar. Por que 9+1? Por causa da Copa Suruga Bank, que certamente a maioria não considera como título importante, mas acesse http://www.conmebol.com e constate o que pensam lá.E na Wikipédia, só está abaixo do Mundial, na lista de títulos. Confira: http://wikipedia.org .
Bom, vamos ver o que eles dizem dos nossos títulos.
Campeonato Brasileiro 1975: Dizem que o lance que originou o “gol iluminado” de Figueroa teria surgido de uma falta inexistente sobre Valdomiro;
Campeonato Brasileiro 1976: Aqui o Inter teria “apatifado” com o Corinthians, com direito a pintar o vestiário adversário;
Campeonato Brasileiro 1979: O Colorado só foi tricampeão invicto porque dos grandes paulistas, apenas o Palmeiras estava, além do WO do Atlético-MG;
Copa do Brasil 1992: O pênalti supostamente mal marcado no Pinga;
Taça Libertadores 2006: Esta aqui tem de tudo: os gols do Nacional supostamente mal anulados, a falha do Rogério Ceni na final...
Copa do Mundo de Clubes FIFA 2006: O Barcelona estava sem Eto’o e Messi;
Recopa 2007: O adversário era o Pachuca (México);
Copa Sul-Americana 2008: Não valia nada, e só tinha time reserva, segundo eles;
Taça Libertadores 2010: O adversário da final era o Chivas Guadalajara (outro mexicano!), e o nível técnico era muito fraco.
Absolutamente patético, ridículo mesmo, né? Isso tudo é fruto de uma inveja, um ciúme, um despeito que parece realmente doentio, que vem desde 1909. Os títulos deles são lisura total,né? Depois querem saber porque não gosto de tipos como Paulo Sant’anna, Eduardo “Peninha” Bueno, Antônio Augusto e muitos outros menos cotados. É só eles é que têm direito de vencer? Mas vou replicar suas alegações.
Valdomiro tinha uma força e uma velocidade muito grandes.Ele realmente sofreu a falta, mas teve que forçar a queda.Mas, o que o Inter fez durante a partida não conta? E durante o Campeonato? E o mais curioso, nunca vi ninguém de parte da Raposa Mineira (Cruzeiro, para quem não sabe) reclamar...
Por favor: o que a torcida corintiana fez aqui em Porto Alegre? A maior várzea! E o que o Timão fizera um mês antes em São Paulo? E quem merecia levar aquele título? Veja a campanha: 23 jogos ,19 vitórias,1 empate, 3 derrotas, 59 gols pró, 13 contra. Os números dizem tudo.
Curioso: dos 94 participantes, o time que mais deu trabalho naquele campeonato foi exatamente o Palmeiras, o único dos grandes paulistas que participou! Mas duvido que Corinthians, São Paulo, Santos e Portuguesa mudassem algo naquele ano.Ah, o Galo Mineiro: não é culpa nossa se ele não quis jogar! TALVEZ pudesse nos tirar a invencibilidade.
Aqui o caso é idêntico a 1975: Pinga também era muito forte, Souza (zagueiro do Flu) foi nele, e a imagem é clara. Além disso, o arbitro José Aparecido de Oliveira estava em cima do lance, né?
O jogo do Nacional: confesso que aquele 1º gol me deixou na dúvida, mas o 2º qualquer um vê que foi falta no Clemer; falando nele, também falhou na final. E falha do goleiro não é do jogo? Ou não pode?
O Colorado perdera Bolívar, Tinga, Jorge Vagner, Rafael Sóbis (negociados), Rentería e Hidalgo (lesionados), sendo que o último durante o Mundial.Precisa falar mais? E pelo que vi na Copa, não sei se aqueles dois mudariam algo...Ah, o Barça tinha o Ronaldinho, na época o melhor do mundo.
O Pachuca não tem muita tradição nem mesmo dentro do México, mas era um papão de títulos na ocasião.
Vale mais uma taça no armário do que uma vaga na Libertadores. É a 2ª competição mais importante do continente. E azar de quem botou time reserva!
Se o Chivas chegou na final, é porque tinha algum mérito, né? E em 1983, que era tanta várzea, que nem antidoping tinha!
Enfim, por hoje era isto. Recadinho para Douglas e, principalmente, Carlos Alberto (o novo Souza): eu pego vocês no Twitter! O meu é @Mestre_Jiraiya. E parabéns pelo empate com o poderoso León de Huanuco. Time bom goleia de virada na casa do adversário! FUI!
quinta-feira, 17 de março de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário